top of page
MMS_2111 (1)_edited_edited_edited.png

Durante a participação da Somauna na 14ª  DW! Semana de Design de São Paulo, a Casa Somauma recebe uma agenda de painéis, debates e palestras.

A Casa Somauma é o plantão de vendas dos empreendimentos Somauma. É café e é bar. Um palco para debates e discussões. É lugar de encontro e conexão. Também é lugar de trabalho onde a criatividade flui em meio ao verde das plantas espalhadas pelo ambiente. Entre os móveis vintage garimpados, há sempre algo à venda. É um lugar aberto para você, para o Centro, para a cidade.

 

expografia.jpg

12 de março - quarta, 14h

Expografia: transformando espaços arquitetônicos
ANA HELENA VILLELA

A arquiteta e urbanista Anna Helena Villela, fundadora do Metrópole_arq, compartilha sua experiência no campo da expografia, explorando como o espaço expositivo pode potencializar a experiência do público e a narrativa das mostras. Com projetos realizados em instituições como MAM-SP, MASP, SESC, SESI e Bienal de São Paulo, além de concepções para museus como o Museu de Zoologia-USP e o Novo Museu Ipiranga-USP, Anna Helena reflete sobre os desafios e estratégias na criação de exposições que dialogam com arquitetura, design e curadoria. A palestra aborda desde a concepção espacial e materialidade até a relação do visitante com o conteúdo exposto, destacando a importância da arquitetura como parte fundamental da construção de significado em exposições culturais.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

lussandro-aguiar.png

12 de março - quarta, 15h

Memória e reconstrução do Centro de Salvador
LUSSANDRO AGUIAR

Como transformar patrimônio histórico em motor de desenvolvimento urbano e econômico?

O empreendedor Lussandro Aguiar, com 25 anos de atuação na gestão e revitalização de imóveis e espaços tombados, compartilha sua experiência à frente de projetos que estão resgatando a história e requalificando o centro de Salvador. Nesta palestra, ele apresenta os desafios e oportunidades do retrofit em centros antigos, explorando casos como a Rua dos Mercadores – a primeira rua do Brasil, a revitalização do Pelourinho, do Santo Antônio Além do Carmo e do icônico Palace Hotel. Além disso, discute o impacto dos investimentos privados e do engajamento público na recuperação de praças, monumentos e edificações reconhecidas pelo IPHAN e pela UNESCO.
 

Uma conversa inspiradora sobre memória, identidade e inovação na preservação urbana, revelando como a reabilitação do patrimônio pode ser uma poderosa estratégia para cidades mais vibrantes e sustentáveis.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

Milo_capa.webp

12 de março - quarta, 16h

O retrofit na escala do edifício e da cidade: o poder da arquitetura na requalificação urbana
CITÉ ARQUITETURA 

A revitalização de edifícios não é apenas uma questão estética ou patrimonial, mas um meio de fortalecer a relação entre arquitetura e cidade. A Cité Arquitetura, escritório com projetos reconhecidos pela capacidade de dialogar com o tecido urbano, apresenta nesta palestra como o retrofit pode transformar espaços subutilizados em locais vivos, conectados e funcionais. Entre os temas abordados estão: reabilitação de edifícios como estratégia para cidades mais sustentáveis; desafios e soluções técnicas para retrofit em contextos urbanos diversos; o impacto da arquitetura na experiência urbana e na ocupação dos espaços públicos e projetos que equilibram preservação e inovação.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

IMG_9931.JPG

13 de março - quinta, 9h30 às 16h

Cidade do Futuro
EM BREVE

11h | Casa ORBIS: O que significa avançar? No jogo da inovação, o futuro exige ação agora. Casa ORBIS nasce como um espaço-laboratório para repensarmos o habitar, não apenas no sentido físico, mas como um ecossistema onde tecnologia, arte e impacto social convergem para criar novas possibilidades. ORBIS fará seu lançamento oficial durante a Design Weekend (DW!), abordando um dos principais temas do evento: a Casa do Futuro. Diferente das visões convencionais, ORBIS não é um espaço fixo, mas sim um ambiente mutável e interativo, um portal para experimentar novas formas de habitar e colaborar.

14h | A morada como obra de arte: através da transdisciplinaridade, Rafael Sanches propõe a casa como um organismo vivo, conectando arquitetura física e intangível. Um espaço que dialoga diretamente com a neuroarquitetura, reprogramando realidades por meio de experiências sensoriais, simbólicas e conscientes. Aqui, a matéria encontra o invisível e juntos se transformam, adaptando-se continuamente a quem o habita.


15h | House on mars: diretamente de Moscou, a arquiteta e pesquisadora Marie Pudan, do projeto House in Mars, traz uma perspectiva global sobre o futuro da habitação. Como habitamos quando o ambiente não foi feito para nós? Entre bioarquitetura, biodesign e metaverso, exploramos a criação de novos espaços – físicos ou digitais – e repensamos o significado de lar sob um olhar internacional

 
16h | A Beleza do Caos: o futuro da casa não está apenas nos materiais e na tecnologia, mas também em quem a habita. Em A Beleza do Caos, a artista Day Limns torna seu próprio rosto arquitetura viva e dinâmico, onde identidade e transformação se entrelaçam. Através da projeção mapeada, em uma performance visual, a fronteira entre o orgânico e o digital se dissolve diante de

nossos olhos. No ápice da experiência, a arte se expande para o som. Day Limns encerra a jornada em um

momento musical, onde voz e imagem se fundem, conduzindo-nos a uma pausa contemplativa.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

IMG_9934.jpg

14 de março - sexta, 9h

Placemaking: cidades vivas, espaços de pertencimento
CARMEN SILVA E LAURA JANKA

Neste bate-papo, a urbanista Laura Janka e Carmen Silva - líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) e cofundadora da Ocupação 9 de Julho - discutem como o Placemaking pode transformar espaços urbanos em locais de convivência, cultura e pertencimento. A conversa abordará arquitetura, ocupação, engajamento comunitário e o direito à cidade, trazendo exemplos práticos de requalificação e participação social. Um encontro para repensar cidades mais humanas e inclusivas.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

IMG_9924.JPG

14 de março - sexta, 11h

Antropologia e inovação
WILLIAN CORBO E LUCAS GIRARD

Um debate entre a visão de um antropólogo sobre o valor da etnografia nos processos de inovação e um caso real de aplicação de métodos etnográficos por um laboratório de inovação do setor imobiliário-condominial. O evento conta com as presenças do antropólogo William Corbo e Lucas Girard - arquiteto-urbanista, pesquisador e consultor em inovação urbana. Com mediação de Fernanda Carpegiani - comunicadora e agitadora de conversas, ações e projetos para melhorar a vida em comunidade.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. 

em-busca-do-tempo-perdido

14 de março - sexta, 14h

Em busca do tempo perdido
VIVIAN VIANNA

Vivian Vianna, fundadora da plataforma de inteligência criativa Atena Haus, compartilha os insights do report inédito "Em Busca do Tempo Perdido", que investiga como o resgate do passado, a vivência do presente e a criação do futuro se entrelaçam para enfrentar a aceleração e a fragmentação da vida moderna.

 

Após a apresentação, os participantes serão convidados a imaginar futuros desejáveis em uma oficina de colagem, orientada pela multiartista Débora Cassolatto (D.Hell), que busca estimular a imaginação, transformando reflexões em representações tangíveis e promovendo diálogos sobre como ações presentes podem moldar horizontes mais justos e significativos. Uma experiência imersiva para quem deseja se conectar com o passado, interrogar o presente e cocriar, com as mãos, possibilidades transformadoras.
 

14h | Apresentação do report | Inscreva-se

15h30 | Workshop de colagem: Imaginar e criar o futuro | Inscreva-se

pina.jpg

15 de março - sábado, 9h30

SOMAUMA TE LEVA PARA A PINA
Pinacoteca e a cidade: visita guiada aos edifícios
SILVIO OKSMAN

Nos últimos 20 anos, a Pinacoteca de São Paulo passou por uma profunda transformação, ampliando sua presença na cidade e impactando seu entorno. Nesta visita guiada, o arquiteto Silvio Oksman apresenta os projetos de dois edifícios que compõem a instituição: Pina Luz - reforma e ampliação realizadas por Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, que consolidaram o prédio histórico como referência museológica; Pina Contemporânea: o mais recente espaço da Pinacoteca, projetado pelo Arquitetos Associados e Silvio Oksman, ampliando as possibilidades expositivas e a interação com o espaço urbano.


A visita explorará a arquitetura da Pina Luz e Pina Contemporânea, os processos de restauro e transformação desses edifícios, e também suas relações com a cidade, evidenciando como a expansão da Pinacoteca reverbera em seu entorno e contribui para a vitalidade urbana de São Paulo.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

ATENÇÃO: o ponto de encontro desta atividade é na sala multiuso da Pina Contemporânea.

Edifício Misericórdia

Largo da Misericórdia, 20
Centro Histórico de São Paulo


De 13 a 23 de março de 2025

13 de março, das 17h às 22h
Domingo a quinta, das 11h às 19h
Sexta e sábado, das 11h às 20h

Casa Somauma

Avenida São Luis, 84
República - São Paulo


De 12 a 19 de março de 2025
Segunda a sábado, das 9h às 20h
Domingo, das 11h às 18h

Fale com a gente

ola@somauma.com

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

© 2024 Somauma

Avenida São Luís, 84 - Centro - São Paulo -SP

bottom of page